Cronologia - 9 de maio

1973

Ministro da Agricultura se demite.
O ministro da Agricultura, Luís Fernando Cirne Lima, pediu demissão do cargo. Foi substituído pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), José Francisco de Moura Cavalcanti.


Venezuela impede candidatura de Jiménez.
O Congresso da Venezuela modificou a constituição do país e impediu a elegibilidade de quem tivesse cumprido pena de mais de três anos por delitos cometidos como servidor público. Dessa forma, afastou a possibilidade da candidatura do ex-presidente Marcos Pérez Jiménez.


Israel ameaça intervir no Líbano.
Israel advertiu que interviria no Líbano, caso a Síria ou qualquer outro país árabe se envolvesse no conflito entre o governo libanês e os comandos palestinos.


Oceania denuncia experiências atômicas da França.
A Austrália e a Nova Zelândia denunciaram à Corte Internacional de Justiça de Haia as experiências atômicas da França no Pacífico sul.


Kissinger encerra negociações com a URSS.
O chefe do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Henry Kissinger, concluiu quatro dias de negociações em Moscou sobre a guerra do Vietnam e a ampliação do comércio entre os Estados Unidos e a União Soviética.


1983

EUA limitam exportação da Nicarágua.
O governo dos Estados Unidos informou à Nicarágua que suas quotas de exportação de açúcar no próximo ano fiscal seriam limitadas a cerca de dez por cento da atual. Os países centro-americanos aliados dos Estados Unidos teriam suas quotas ampliadas de forma correspondente. Ao reduzir em cerca de dezesseis por cento a receita nicaragüense em seu comércio com os Estados Unidos, o governo Reagan esperava pressionar a Nicarágua a parar de enviar armas aos rebeldes salvadorenhos.

Fonte: BARSA PLANETA INTERNACIONAL LTDA

Comentários