COMO SE TORNAR UMA MODELO DE SUCESSO

Por Cléber Sérgio de Seixas *

Se você é adolescente, de preferência loira, e tem um rosto bonito, porém está com uns quilinhos a mais e almeja tornar-se magra para brilhar nas passarelas do mundo, seus problemas acabaram! Se você deseja aparecer no outdoor mas os “pneuzinhos” estão te atrapalhando, seus problemas acabaram! E se seu objetivo é apenas exibir seu bumbum – prefiro usar o termo bunda pois é mais abrasileirado e original - e barriguinha sarados nas praias cariocas, no Piscinão de Ramos ou mesmo no “Clube da Laje”, seus problemas também acabaram, pois do horizonte da utopia que a tudo transforma em mercadoria, inclusive os corpos, vem surgindo uma solução para estes “problemas”. Vêm aí a anorexia e a bulimia!

Pense bem nas vantagens de se comer, sem medo de ser feliz, uma bela lasanha, seguida de um belíssimo sundae de chocolate com chantilly, e depois não engordar uma grama! Imagine não temer a balança após ter devorado aqueles brigadeiros maravilhosos ou aquela coxinha generosamente recheada com catupiry! Imagine comer de tudo, e muito, e ainda conseguir vestir aquele tubinho preto apertadíssimo ou aquela calça saint tropez! A anorexia e a bulimia te darão em pouco tempo um corpo belo (?) e esguio, sem nenhum esforço, não importa o seu biotipo.

Como? É simples! Basta dar uma “enganadinha” no seu estômago. É só se empanturrar de todo tipo de alimento que quiser e depois vomitar tudo. Repita esta operação diariamente e dentro de pouco tempo terá aquele corpinho de lagartixa: branco, comprido e anêmico. Com uma diferença, a lagartixa pelo menos come moscas e baratas enquanto você, praticamente, não come. Persevere, não desista, mantenha o tratamento até conseguir chegar lá. Se vierem te desanimar com aquela conversa de padrões de beleza inalcançáveis à maioria das mulheres, não dê ouvidos, pois qualquer uma pode tornar-se bela, já que não é necessário dinheiro, apenas vontade. Ah, eu ia esquecendo! Não se esqueça de malhar de vez em quando, mesmo que seu estômago esteja roncando. Oriente-se pela seguinte máxima de “São Laurent”: "não é a roupa que se adapta a você, você é que deve adaptar-se à roupa".

Quando conseguir ser o foco dos holofotes da fama você poderá comprar aquela casa luxuosa que sua mãe sonhava ter. Não se preocupe em estudar, aprender algum ofício que possa lhe sustentar futuramente ou investir em algum tipo de negócio, pois sua grana vai durar eternamente, assim como sua beleza. Não vê as atrizes de televisão? São sempre belas, apesar de avançadas em dias.

Não se aborreça com o assédio masculino porque todos os homens que se aproximarem de você, inclusive o diretor de sua agência, estarão bem intencionados e não vão estar interessados no seu dinheiro ou no seu corpo e sim no que você tem no interior. Por outro lado não se preocupe em desenvolver sua massa cinzenta, pois nessa profissão, mesmo que sua cabeça seja como a do camarão, não há problemas, visto que mais vale a embalagem, o conteúdo não importa - na verdade daquele delicioso crustáceo não se aproveita a cabeça, já que ele oferece partes melhores para se apreciar.

Vá até as últimas conseqüências para manter sua silhueta. Quando atingir os limites da resistência física, aí sim poderá descansar - eternamente, diga-se de passagem - do glamour das passarelas e dos estúdios. Assim, quando for para o céu, para o limbo ou sei lá para onde, outros poderão ler a seguinte notícia nos jornais ou o seguinte epitáfio estampado na sua lápide: “Viveu pouco, foi modelo, anoréxica e bulímica...”


* Àqueles leitores que porventura possam interpretar este texto de forma literal, informo que ele não pretende ser uma apologia à prática da anorexia ou bulimia. Pelo contrário, o texto foi escrito com a intenção de ironizar e criticar tais práticas, que são próprias de uma ocupação que sujeita as profissionais a um padrão de beleza que, conforme o biotipo da modelo, se revela inalcançável. Em busca de tal padrão, muitas modelos perderam a saúde e algumas a própria vida.

Comentários

Anônimo disse…
Não acredito que perdi 8 minutos lendo isso ¬¬
Anônimo disse…
ham que orro
Cléber Sérgio disse…
Algumas pessoas têm postado comentários aqui criticando o texto. É direito de todos criticar ou não gostar do mesmo. Só não irei publicar comentários com termos de baixo calão ou ofensivos. Pelo teor das críticas, percebo que esses leitores não entenderam a mensagem do texto. Lendo-se ao pé da letra, pode-se concluir de que trata-se de um artigo que incentiva práticas anoréxias ou bulímicas. Mas a mensagem que tento passar aqui é, na verdade, uma crítica a um sistema que exige que as modelos sejam magérrimas e possuam um padrão de beleza que a maioria nunca irá alcançar. Em busca de tal padrão, muitas modelos se tornam anoréxias e bulímicas. Assim sendo, este texto não é nenhum manual para modelos anoréxicas, cujo fim pode ser o túmulo, tal como já ocorreu com algumas. Peço aos leitores que releiam o texto de forma mais cuidadosa para perceber a ironia por trás das palavras. Este blog não pretende corroborar práticas anoréxicas ou bulímicas. Pelo contrário, deseja que as mulheres se sintam felizes consigo mesmas, independente do biotipo.
Lindinha disse…
pow, fala serio, kkkkkk. O texto sinplismente fala que se você COME,COME e depois VOMITAR, apesar de vc ter GRANA e GLAMUR minha filha se ira MORRER!!!! KKKK amei o texte apesar de muitos ñ entenderem kkkk tenho apenas 15 aninhus queru ser modelo + sem essa bobagem de anoréxicia e bulímia. VLW até +
Anônimo disse…
gente burra e sem cérebro...
Também entendi que o texto quiz realmente contradizer com o que já estava dito,isso é o que muitas famosas fazem para manter o corpo,ele apenas falou da realidade pois a mulher brasileira sempre foi meio avantajada ;)
Anônimo disse…
Pois é..entaum faça isso sim..vc vai cm vai fka mulher perfeita..troxa..naum acredito q depois de td q passei com a ana(anorexia) e a bia(bulimia) fui ler isso..tosco quem escreveu isso
tá!!! Saiba só de uma..naum é vantagem nehuma ter o corpo "perfeito" e naum ter a felicidade pra aproveitar isso..quero ser modelo e atriz..mas se eu fosse fz isso..naum chegaria nem perto de uma passarela..sabe por que? Porque eu estaria MORTA..larga de se retardada..e se naum for para ajudar..tbm naum atrapalhe.OK?
Anônimo disse…
kkkkk pra ser modelo não presiza ariscar a sua vida abasta ac reditar que pode chegar la o meu sonho e ser modelo mas tenho serteza que posso ser modelo sem perde a vida
Anônimo disse…
Gostei do texto, reflete bem características sociais sob as quais estamos submetidas: pressão externa por beleza, beleza como sendo magra, anêmica e de cara fechada. (lembro daquele ditado: "cara feia pra mim é fome!). Quase não se vê uma modelo sorridente. E eu me pergunto modelo de quê? De um sistema que sustenta esqueletos! Modelo para quê? A palavra modelo, tem relação com fôrma, padrão, ou seja tudo igual ou parecido com tal modelo. e agora eu pergunto: o Brasil não é um país megadiverso? Diversidade reflete diferenças, diferenças que tornam o mundo belo, não monótono, onde muito se pode descobrir. Homens, já pensaram se todas as mulheres fossem iguais? Usassem as mesmas roupas, o mesmo corte de cabelo, a mesma maquiagem, se comportassem da mesma maneira...
Agora mulheres vai um recado: o corpo de cada uma é belo do jeito que é! Entrar numa dessas facilidades: anorexia ou bulemia é muito, muito fácil!!!! E atenção você entra, mas não sai. Mesmo com tratamento médico, você não conseguirá apreciar um alimento da mesma forma que antes, com gosto, por prazer. Você ficará pensando nas calorias, nos exercícios que terá de fazer depois, e se cobrará pelo resto de suas alimentações. Às vezes é necessário perder um pouco de peso, para melhorar a saúde, mas não optem por essas escolhas!
Anônimo disse…
Não acredito que existem pessoas que encoragam as outras a fazerem isso..para vc que tem uns quilinhos a mas e pensa em emagrecer,é só procurar um nutricionista.vc perdera quilo rapido e com saúde.
Idiotas as pessoas que falam que isso pode ajudar,enquanto isso só vai levar a morte.