Cronologia - 8 de junho de 1964

Na foto à esquerda, o estado em que ficou o carro onde viajavam Jk e seu motorista, após o "acidente" ocorrido em 1976

O ex-presidente da república Juscelino Kubistschek tem seu mandato de senador pelo PSD cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos. Recebe a notícia cercado da família e amigos em seu apartamento na Avenida Vieira Souto, zona sul do Rio de Janeiro. Dizem que na ocasião teria dito o seguinte: "O vendaval de insânias arrastará na sua violenta arrancada mesmo os seus mais rancorosos desafetos. Um por um, eles sentirão os efeitos da tirania que ajudaram a instalar no poder".

JK tinha esperanças de candidatar-se à presidência da República nas eleições de 1965, mas viu seus anseios serem frustrados, já que as eleições não foram convocadas no ano seguinte.

Depois de alguns anos de um exílio voluntário na Espanha, retorna ao Brasil em 1967 e tenta compor com Carlos Lacerda e Jango uma Frente Ampla de oposição ao regime militar.

Em 1976, morre num acidente automobilístico em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Há indícios que Jk e também Jango tenham sido vítimas da famigerada Operação Condor.

Comentários