Presos quatro dos dez indiciados no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Sabinópolis


Policiais estiveram nesta quinta-feira (26), às seis horas da manhã, nas residências de Afonso da Aparecida dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sabinópolis, e de seus filhos Riller Tadim dos Santos e Ricardo Darques dos Santos e ainda da funcionária do escritório em Materlândia, Maria Aparecida Pereira Costa de Jesus para cumprir mandado de prisão contra eles.

Ao todo, dez pessoas foram indiciadas, entre elas, toda a família do Afonso, que trabalha no sindicato, e funcionários. Eles são acusados por dez crimes: formação de quadrilha, extorsão, peculato, estelionato, apropriação indébita e falsidade ideológica. Todos os crimes, segundo investigações, foram cometidos contra o próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais e aposentados sindicalizados.

O mandado foi cumprido pelo novo delegado de Sabinópolis, Rômulo Guimarães Dias. Segundo o promotor de justiça Márcio Kakumoto, houve um pedido da decretação de prisão preventiva pelo delegado Welbert de Souza Santos, para Afonso e Ricardo, por ocuparem cargos "chaves" dentro do sindicato. Ricardo, o filho do presidente do sindicato, ocupa o cargo de chefe do setor contábil.

Ao receber o pedido, o promotor incluiu o requerimento de prisão do outro filho, Riller Tadim e ainda da funcionária Maria Aparecida Pereira. Isso, porque segundo Márcio Kakumoto, mesmo depois de indiciados, eles teriam continuado a extorquir os aposentados.

"Todos os atos constam no inquérito policial, que começou dentro do Ministério Público. Eu dei início à investigação e encaminhei para que o delegado Welbert finalizasse e isso foi feito", comentou o promotor de justiça Márcio Kakumoto.

Ainda segundo informações do promotor, o juiz Marcelo Fioravante, que substitui em Sabinópolis, aceitou todo o pedido para decretação da prisão preventiva dos quatro. "Agora eles vão continuar presos durante toda a tramitação do processo.", disse Márcio Kakumoto.

Fonte: Jornal Folha de Guanhães Online

Comentários