O futuro dos transportes está nos trilhos
Por Cléber Sérgio de Seixas
Em outros artigos (ver a lista no fim deste texto), este blog apontou o transporte sobre trilhos como o mais viável entre os vários modais existentes atualmente. À medida que a densidade populacional aumenta e os cidadãos vão optando por locomover-se de carro, gargalos vão se formando no trânsito tornando insuportável a vida de quem tenta locomover-se nos grandes centros urbanos.
O metrô tem demonstrado ser o tipo de transporte mais viável, haja vista o número de passageiros que pode transportar em uma só viagem, a facilidade de deslocamento em um trajeto livre de congestionamentos e a emissão quase nula de poluentes, além de outras vantagens. Contra sua implantação o metrô tem os altos custos e o forte lobby da indústria automobilística, sobretudo no Brasil, onde há muito se optou pelo modal rodoviário em detrimento do ferroviário.
A despeito da eficiência do transporte metroviário, os metrôs brasileiros ainda se arrastam sobre os trilhos se comparados com sistemas de outros países. O metrô de Belo Horizonte, por exemplo, possui apenas uma linha de 28 km, composta por 19 estações, apesar de já estar soprando 30 velinhas.
O metrô tem demonstrado ser o tipo de transporte mais viável, haja vista o número de passageiros que pode transportar em uma só viagem, a facilidade de deslocamento em um trajeto livre de congestionamentos e a emissão quase nula de poluentes, além de outras vantagens. Contra sua implantação o metrô tem os altos custos e o forte lobby da indústria automobilística, sobretudo no Brasil, onde há muito se optou pelo modal rodoviário em detrimento do ferroviário.
A despeito da eficiência do transporte metroviário, os metrôs brasileiros ainda se arrastam sobre os trilhos se comparados com sistemas de outros países. O metrô de Belo Horizonte, por exemplo, possui apenas uma linha de 28 km, composta por 19 estações, apesar de já estar soprando 30 velinhas.
Os maiores sistemas de metrô do mundo são os seguintes:
Londres
Inauguração - 1863
Passageiros por dia - 2,7 milhões
408 km
Nova York
Inauguração - 1904
Passageiros por dia - 4,8 milhões
368 km
Tóquio
Inauguração - 1927
Passageiros por dia - 7,2 milhões
292 km
Seul
Inauguração - 1974
Passageiros por dia - 5,5 milhões
287 km
Moscou
Inauguração - 1935
Passageiros por dia - 8 milhões
278 km
Madri
Inauguração - 1919
Passageiros por dia - 1,7 milhão
243 km
Paris
Inauguração - 1900
Passageiros por dia - 3,6 milhões
212 km
Cidade do México
Inauguração - 1969
Passageiros por dia - 3,9 milhões
201 km
Chicago
Inauguração - 1892
Passageiros por dia - 500 mil
173 km
Washington
Inauguração - 1976Passageiros por dia - 560 mil
169 km
Abaixo reproduzo os ramais metroviários de grandes metrópoles do mundo (clique nas figuras para ampliar):
É indiscutível que só ha futuro para o transporte coletivo urbano nos trilhos de trens, VLT's e metrôs. Fora disso, só congestionamentos, stress, acidentes e poluição.
Nesta semana, o Jornal da Record exibiu uma excelente série de reportagens sobre o caos no transporte urbano, apresentada pelo repórter e blogueiro Luiz Carlos Azenha. Clique no vídeo abaixo para assistir a quinta reportagem da série.
Ler também:
- O ocaso das ferrovias - da Madeira Mamoré à Transamazônica;
- O ocaso das ferrovias - do metrô ao apagão rodoviário;
- O ocaso das ferrovias - do apagão rodoviário à Copa 2014;
- O metrô BH se arrasta sobre os trilhos;
- Metrô é a solução;
- Bondes - o transporte do futuro;
- Se o metrô não vem, BH vai de VLT;
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Nesta semana, o Jornal da Record exibiu uma excelente série de reportagens sobre o caos no transporte urbano, apresentada pelo repórter e blogueiro Luiz Carlos Azenha. Clique no vídeo abaixo para assistir a quinta reportagem da série.
Ler também:
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- O ocaso das ferrovias - do metrô ao apagão rodoviário;
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