O METRÔ BH SE ARRASTA SOBRE OS TRILHOS

Por Cléber Sérgio de Seixas


O metrô de Belo Horizonte, quase 30 anos depois de sua inauguração, ainda se arrasta sobre os trilhos. Trata-se, na verdade, de um arremedo de metrô. Este blog procura sempre abordar questões relativas ao transporte ferroviário de massa (leia também "O Metrô é a Solução", "O Ocaso das Ferrovias - do Apagão Rodoviário à Copa 2014", "O Ocaso das Ferrovias - do Metrô ao Apagão Rodoviário") por acreditar que o mesmo seja a solução para desafogar o caótico trânsito dos grandes centros urbanos brasileiros.

Enquanto em outros países se conta com um transporte de passageiros sobre trilhos eficiente (o TGV francês, por exemplo), no Brasil nossos metrôs e trens de superfície ainda engatinham. O metrô de BH tornou-se um dos paradigmas da ineficiência sobre trilhos com apenas uma linha operando em péssimas condições e sem atender a demanda total da região metropolitana.

Enquanto a copa do mundo 2014 se aproxima, nada é visto no horizonte no que tange à expansão do metrô da capital mineira. A rádio Itatiaia procura sempre abordar o tema de forma a sensibilizar as autoridades quanto à vital importância do metrô para Belo Horizonte e região metropolitana. Abaixo um vídeo que criei com reportagens veiculadas pela Itatiaia no dia 12/04.


Comentários

Infelizmente o metrôBH não avançou um unico metro no governo LULA. Vergonha! metrô é transporte de primeiro mundo com qualidade de vida.Não polui para a cada 800 metros(ônibus cada 200)rápido ,seguro,suave sem solavancos, congestionamento, pontualissimo.Quando os politicos, que não entende de povo vão deixar ele ser o principal arteria de locomoção da metropole?
Anônimo disse…
Absurdo dos politicos que não veem o METRÔ como aliado e investem exemplo de São Paulo.Metrô descongestiona trafego das ruas ampliando a vida do asfalto.Menos ônibus é despoluição, estresse e custo baixo para todos.Temos o contrario,politicos elevam o custo Brasil, criam linhas novas de ônibus,elevam as tarifas, e incluem nas eleições ¨seu apoio ao metrô. e dizem que povo tem cultura de sofrimento.Só o METRÔ é util e indispensavel a sobrevivencia de uma metropole.Acorda BH.
Rafael Tadeu disse…
Eu só acho que temos que começar a dar nome aos bois ...

O metro de Bh da um premio Esso de jornalismo pra quem quiser investigar .
Anônimo disse…
Acho que esse blog atende a interesses políticos, vejo problemas enormes no transporte publico, mas o metro de BH ainda que deficiente por falta de investimento se sobresai entre os demais.
Marcos Ribeiro disse…
Verdade é que o metrôBH dá prejuizo.Sub utilizado mesmo no horario de pico rodam 16 dos 25.Ficam nove trens parado no patio para não aumentar o prejuizo.O Governo federal não quer, o estadual não quer peitar os empresarios de ônibus e faze~lo a espinha principal do transporte da capital.Os usuarios refem do ônibus sofrem nos solavancos ,congestinamentos,anda e para,tarifa cara,zoeira,poluição,estresse,itinerario indireto e subreposto ao metrô,calor,atrasos sem ter a oportunidade de usar o metrô rápido até o centro como nas principais metropoles de primeiro mundo, com qualidade de vida, do incomparavel conforto do rolamento sobre trilhos.BH na contra-mão do mundo fez do transporte auxiliar,os ônibus o seu principal(ô gente, grita!)Metrô de Lisboa tem 32 Km em quatro linha transporta o triplo do MetrôBH com 29 kms.Antes do blecaute no transito: Obras linha 2 e 3,JÁ!
Ricardo Silva disse…
Fato é que o metrô de BH não desperta o menor interesse nos políticos pois não há quem o defenda e os estimule via popina; já o lobby do ônibus, este sim, compra quem for necessário para manter a populaçao que não dispõe de transporte próprio enlatada nos ônibus. Fato é que a mentalidade política brasileira é atrasadérrima e voltada somente para a corrupção.