MARINA SOB O TAPETE

Revista Veja de 02/09/2009 -Marina sendo incensada pela mais fascista das revistas nacionais

Por Cléber Sérgio de Seixas


Soube hoje do episódio ocorrido ontem durante o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira ao governo do estado do Rio de Janeiro (clique aqui para ler mais detalhes). Durante o evento, o nome de Marina foi apressadamente ocultado em várias faixas que estavam estendidas no local com o intuíto de se evitar um mal-estar com os partidos (PSDB, DEM e PPS) integrantes da coligação que apóia Gabeira no estado, mas que também apóia a candidatura Serra à presidência. Além disso, em nenhum momento o nobre deputado citou o nome de Marina em seu acalorado discurso, apesar de ter comparado o desempenho da coligação que o apóia com o vôo do pássaro tuiuiú. Marina foi literalmente varrida para debaixo do tapete.

Outra coisa que Gabeira tomou o cuidado de não citar é o racha que está em curso em seu partido por conta de dissidentes que não concordam com os rumos que o PV tem tomado. Reunidos em Belo Horizonte no último dia 22, dissidentes do PV, futuros integrantes do PL (Partido Livre), formalizaram seu apoio à candidatura Dilma.

Não fiquei surpreso com a notícia por considerar o PV um mero apêndice de PSDB e DEM, bastiões da direita nacional. É justo destacar que Marina tem um currículo pessoal e político respeitável, contudo, escolheu o partido errado quando decidiu deixar o PT. Se tivesse optado por qualquer partido realmente de esquerda (Pc do B, PCB, PSOL) teria sido mais fiel ao seu passado como militante de causas sociais. Sua escolha foi infeliz e destoa de seu passado. No PV ela alia-se, consciente ou inconscientemente, ao mais espúrio neoliberalismo- tal qual fez há algum tempo, por exemplo, Roberto Freire - e, na qualidade de candidata à presidência pelo PV, está meramente sendo usada para retirar votos de Dilma. Acrescente-se a isso que o programa de Marina até agora é como um samba de uma nota só, cujo acorde principal se resume ao discurso ambiental.

Dizem por aí que não há nada pior do que um ex-esquerdista. Terá Marina se convertido numa ex-esquerdista por conta de um pragmatismo à moda Carlos Lacerda, Fernando Gabeira, Roberto Freire e outras? Outra pergunta que não quer calar é a seguinte: num possível segundo turno entre Dilma e Serra, de que lado ficaria Marina?


Leia também:
- Um Questionário para Marina;
- Ato de Gabeira 'some' com Marina;
- Dissidentes acusam PV de oportunismo.

Comentários