NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM PONTO

Abrigos da BHTRANS: mais para poleiros que para assentos



Por Cléber Sérgio de Seixas



A BHTRANS acaba de criar um novo tipo de abrigo de ônibus que entra em cena com a promessa de informar mais o usuário sobre o trajeto e horários das linhas. Trata-se do Infoponto. O serviço promete beneficiar mais de 1.300.000 usuários, informando-os através de mapas esquemáticos, quadros de freqüência e de itinerário, impressos em placas de material plástico no formato A3.



Uma coisa muito importante, contudo, parece ter sido desconsiderada: o conforto de quem for esperar o balaio chegar. Neste novo desenho clean, o assento do abrigo perdeu o encosto, ficou mais alto, dificultando a vida dos idosos e dos de menor estatura, e ganhou um formato roliço que lembra aqueles locais onde os antigos amarravam seus cavalos. Se dermos asas à imaginação, poderemos enxergar até um poleiro. A questão crucial é que ponto de ônibus foi feito para gente, não para cavalos ou aves. O novo modelito de abrigo de ônibus promete muito desconforto àqueles que contarem com seus serviços.



É difícil entender a proposta de quem desenhou o novo abrigo. Será que a BHTRANS confia tanto na pontualidade e rapidez dos coletivos, sob o novo sistema, a ponto de dispensar um abrigo de ônibus mais confortável? Se o balaio não tardasse e não faltasse, até que a idéia seria interessante, mas sabemos como é o sistema de transporte coletivo em Belo Horizonte e região metropolitana. Imagine se esta moda pegar nos pontos de ônibus cujas linhas são gerenciadas pelo DER – verdadeiros elefantes brancos que costumam passar em intervalos de tempo enormes?



A reflexão a que somos induzidos é que a empresa de gerenciamento de transporte público de BH se rendeu a um pragmatismo que só é interessante aos fabricantes de abrigos de ônibus e mandou às favas o conforto daqueles que sofrem esperando os coletivos passarem.



Enquanto o coletivo não vem, vamos ver como será a receptividade da população aos novos poleiros, isto é, abrigos, que a BHTRANS está implantando. Quem sabe não ficaremos saudosos ao lembrar de quando, nos pontos de ônibus, nos assentávamos, recostávamos, dormíamos, puxávamos um papo com o vizinho de banco – talvez alguns casamentos tenham começado assim – aguardando o lotação. Lembraremos dos tempos quando no meio do caminho do ônibus tinha um ponto.

Comentários

Claudinha disse…
Adorei! Eu estava procurando fotos desse novo ponto na internet. Digitei "poleiro ponto de ônibus belho horizonte" no GOOGLE e encontrei seu texto.rsrs

É inacreditável o que essa prefeitura conseguiu inventar. Parece que fazem isso pra depois dar risada na nossa cara.