NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM PONTO
A BHTRANS acaba de criar um novo tipo de abrigo de ônibus que entra em cena com a promessa de informar mais o usuário sobre o trajeto e horários das linhas. Trata-se do Infoponto. O serviço promete beneficiar mais de 1.300.000 usuários, informando-os através de mapas esquemáticos, quadros de freqüência e de itinerário, impressos em placas de material plástico no formato A3.
Uma coisa muito importante, contudo, parece ter sido desconsiderada: o conforto de quem for esperar o balaio chegar. Neste novo desenho clean, o assento do abrigo perdeu o encosto, ficou mais alto, dificultando a vida dos idosos e dos de menor estatura, e ganhou um formato roliço que lembra aqueles locais onde os antigos amarravam seus cavalos. Se dermos asas à imaginação, poderemos enxergar até um poleiro. A questão crucial é que ponto de ônibus foi feito para gente, não para cavalos ou aves. O novo modelito de abrigo de ônibus promete muito desconforto àqueles que contarem com seus serviços.
É difícil entender a proposta de quem desenhou o novo abrigo. Será que a BHTRANS confia tanto na pontualidade e rapidez dos coletivos, sob o novo sistema, a ponto de dispensar um abrigo de ônibus mais confortável? Se o balaio não tardasse e não faltasse, até que a idéia seria interessante, mas sabemos como é o sistema de transporte coletivo
A reflexão a que somos induzidos é que a empresa de gerenciamento de transporte público de BH se rendeu a um pragmatismo que só é interessante aos fabricantes de abrigos de ônibus e mandou às favas o conforto daqueles que sofrem esperando os coletivos passarem.
Enquanto o coletivo não vem, vamos ver como será a receptividade da população aos novos poleiros, isto é, abrigos, que a BHTRANS está implantando. Quem sabe não ficaremos saudosos ao lembrar de quando, nos pontos de ônibus, nos assentávamos, recostávamos, dormíamos, puxávamos um papo com o vizinho de banco – talvez alguns casamentos tenham começado assim – aguardando o lotação. Lembraremos dos tempos quando no meio do caminho do ônibus tinha um ponto.
Comentários
É inacreditável o que essa prefeitura conseguiu inventar. Parece que fazem isso pra depois dar risada na nossa cara.