Os trens e o Brasil

Por Cléber Sérgio de Seixas

Este blog já publicou vários artigos sobre o tema dos transportes ferroviários, por acreditar que tal modal é o mais eficiente, seguro e econômico e que, mais que qualquer outro, pode promover a integração e o desenvolvimento de uma nação.

Os vários artigos aqui veiculados sobre o assunto procuraram ressaltar o processo que resultou no desmantelamento das ferrovias no Brasil - algo inédito em se tratando de um país de dimensões continentais como o nosso -, a superioridade do transporte ferroviário sobre o rodoviário, tanto de cargas como de passageiros, além dos impactos sobre o meio ambiente decorrentes do transporte rodoviário. Para saber mais, sugiro ler os artigos seguintes:

Muito do que já foi apresentado aqui sobre transporte sobre trilhos, seja em artigos autorais ou não, foi abordado pelo programa “Caminhos da Reportagem - Trens do Brasil”, atração exibida pelo canal TV Brasil que foi ao ar na última semana.  Trata-se de uma verdadeira aula sobre o assunto. Reproduzo abaixo dois vídeos que compõem o programa.

Comentários