Os 'diferenciados' mostraram seu valor

Por Cléber Sérgio de Seixas

A realização do “Churrascão da Gente Diferenciada” ratificou a tese – já provada pelos eventos que resultaram no afastamento do ditador egípcio Hosni Mubarak - de que as redes sociais são um grande instrumento de mobilização. Contudo, qualquer movimento social só terá chance de lograr algum êxito se ganhar as ruas. Enquanto as redes mobilizam, as ruas dão visibilidade. É bom lembrar que grandes revoluções como a Revolução Francesa foram feitas num tempo em que sequer existia o telefone.

O evento que hoje atraiu centenas de pessoas à avenida Angélica no bairro de Higienópolis – nome que, aliás, evoca as políticas sanitaristas que afastavam os pobres dos centros urbanos – mostrou a força das redes sociais e sua eficiência em mobilizar.

Redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e outras são um instrumento poderoso nas mãos dos "diferenciados". Tal instrumento dá voz àqueles que nunca tiveram vez. Portanto, doravante, o poder das redes sociais não poderá ser menosprezado, muito menos ignorado.

Abaixo reproduzo uma reportagem da TV Estadão a respeito da manifestação.



.

Comentários