JORNAL EDITORIAL

Por Cléber Sérgio de Seixas

Que a Rede Bandeirantes tem certa afinidade com os interesses da bancada ruralista, já não resta nenhuma dúvida, mas o que se viu ontem no Jornal da Band chegou às raias do ridículo. Em um estapafúrdio editorial - que poderia ter sido escrito a quatro mãos pela senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, e pelo deputado federal Ronaldo Caiado, ambos do DEM de Tocantins e ardorosos defensores do agronegócio - o Jornal da Band transitou entre o nada e o lugar nenhum. Joelmir Betting mais parecia um boneco de ventríloquo ecoando a fala daqueles que promovem o trabalho escravo e o desmatamento ilegal como instrumentos para se alcançar o lucro a qualquer preço no campo. Sem nenhum argumento sólido contra a campanha do "Carne Legal" do MPF, o que se ouviu foram apenas frases eivadas de preconceito.

Em resposta ao editorial do Jornal da Band, o MPF soltou uma nota onde reafirma sua posição contrária ao consumo de carne de origem suspeita e favorável à conscientização dos cidadãos para que estes reflitam sobre as origens da carne que consumirem. Em um dos trechos da nota o MPF do Pará diz textualmente o seguinte: "A campanha não é pelo não consumo de carne. Essa é uma opção de cada um e não cabe ao Ministério Público Federal opinar sobre isso. A campanha é pela transparência da cadeia produtiva da pecuária. Tanto o consumo de carne quanto o consumo de couro e de tantos outros subprodutos do boi tornam-se prejudiciais se estiverem mantendo fazendas que ocupem ilegalmente áreas de preservação ambiental , utilizem mão-de-obra escrava e invadam terras públicas. Contra isso há leis, e o MPF é o defensor das leis. Por isso a campanha".

A queda de braço continuou com a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados aprovando hoje uma Moção de Repúdio à campanha "Carne Legal" do MPF. Pelo visto, essa história ainda vai longe. O que não vai muito longe é a isenção jornalística. Apesar de o protesto ter sido feito em um editorial, o que é direito de qualquer órgão jornalístico, sabe-se que nossa imprensa é cada vez mais editorializada, deixando escapar sua parcialidade em cada notícia que veícula. Assim, telejornal na grande imprensa é todo ele um editorial.

Embaixo o vídeo do famigerado editorial, precedido pela campanha do MPF. Assistam e tirem suas próprias conclusões.


Comentários

Anônimo disse…
O autor desta coluna provávelmente é morador de grandes capitais e não tem nenhuma noção de como a comida chega à sua mesa. O Governo Lula, apoiador das famigeradas ONG's de papel, vem massacrando o produtor rural em geral, como se dele fosse a culpa pelos desvios sociais que predomina em um país de terceiro mundo como o nosso. E culpa também os que produzem comida para a sobrevivência do povo da cidade grande pela degradação do meio ambiente, esquecedo-se que nas cidades grandes todos "cagam" e jogam seus excrementos nos rios. E principalmente se esquecem que estes famigerados produtores rurais são os que pagam os impostos que custeiam essas propagandas abusivas e incriminadoras, como se todos nós, produtores rurais, fossemos a pior escória e bandidos. Se esquecem que somos nós que também pagamos os seus salários, para que possam comprar carne para o churrasquinho de final de semana. Ainda bem que temos o Joelmir Beting como nosso porta-voz, já que no mesmo dia que foi veiculado este editorial, a Rede Globo , tão combatida por Lula antes de estar no poder, passava um ridículo programa mostrando uma criancinha (linda, é claro) fazendo gracinhas, mas o ridículo é que gastaram 5 minutos nesta matéria idiota e sem importância, com un narrador falando: "dá vontade a de apertar as bochechinhas dele...". Mas da Globo agora todos gostam, pois não mostra o lado podre do Governo, das ONG's e afiliados, falsos moralistas e pessoas que vivem no passado.