Fotos e Fatos - Carter e a menina sudanesa




Por Cléber Sérgio de Seixas

Há décadas uma guerra civil devasta o Sudão, o maior país do continente africano. Os grupos SPLA (Exército de Libertação do Povo Sudanês) e JEM (Movimento para Justiça e Igualdade) lutam contra milícias pró-governo, acusado pelos rebeldes de promover uma faxina étnica contra a população negra. Em 1991, o país adotou um código penal baseado na lei islâmica Sharia, o que acirrou os combates dos rebeldes do SPLA e JEM contra o governo de maioria árabe-muçulmana. Em 1993, em decorrência do conflito, mais de 600 mil refugiados morreram de fome. 

Naquele ano, mais precisamente no dia 11 de março, o fotógrafo Kevin Carter acompanhava a Organização das Nações Unidas (ONU) na Operação Lifeline Sudan quando avistou uma criança tentando chegar a um centro de distribuição de alimentos da ONU, localizado nas proximidades da aldeia Ayoud, sudeste do Sudão. Próximo à criança faminta estava um abutre-de-capuz. O fotógrafo sul-africano registrou a cena, o que lhe valeu o Prêmio Pulitzer de fotografia de 1994. 

Muito se especulou sobre o destino da menina que aparece na foto, mas nunca se soube o que aconteceu com ela. Quanto ao fotógrafo, quatro meses depois do registro da imagem do garoto faminto espreitado pelo abutre, Carter cometeu suicídio. Deixou uma nota na qual dizia: “Estou deprimido... sem telefone... dinheiro para o aluguel... dinheiro para sustentar as crianças... dinheiro para dívidas... dinheiro! ... Estou assombrado pelas vívidas memórias de mortes e cadáveres e raiva e dor... de morrer de fome ou de crianças feridas, de loucos com dedos no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos assassinos...”. 

Parte da história de Kevin Carter é contada no filme The Bang Bang Club.  


Comentários