Agenda - Mais uma Marcha do povo de Dandara até ao centro de Belo Horizonte

Visão panorâmica de Dandara


Dia 5 de julho próximo, amanhã, terça-feira, a partir das 14:00h, acontecerá no Fórum Lafaiete, no centro de Belo Horizonte, uma Audiência sobre a questão jurídica da Ocupação-Comunidade Dandara, que está localizada no bairro Céu Azul, região da Nova Pampulha. Será uma tentativa de conciliação entre as partes: A Construtora Modelo que pleiteia reintegração de posse e as 1.050 famílias que ocupam um terreno de 360 mil metros quadrados (36 hectares), que estava abandonado há várias décadas, não cumprindo a função social da propriedade. A Construtora devia (ou deve) milhões em IPTU sobre a área.

Neste mesmo dia, 5 de julho, terça-feira, o povo de Dandara fará mais uma caminhada de Dandara até ao Forum Lafaiete, no centro de Belo Horizonte. O povo de Dandara levantará às 03:00h da madrugada e sairá pontualmente às 04:00h da madrugada para dar tempo de chegar às 14:00h lá no Forum. Iremos a pé. Serão 25 quilômetros de caminhada pela Av. Portugal, Av. Antônio Carlos ... até ao Fórum Lafaiete.

O Tribunal de Justiça de Minas já determinou a reintegração de posse do território de Dandara a favor da Construtora Modelo. A Marcha tem o objetivo de clamar por diálogo e negociação. Mais de 800 casas de alvenaria já estão construídas em Dandara, segundo um Plano Urbanístico feito, sob a coordenação do Escritório de Arquitetura da PUC-Minas e com a participação do povo. Dandara não é um aglomerado, muito menos uma favela. Dandara já é um bairro organizado, com Av. Dandara, Rua Paulo Freire, Rua Zilda Arns, Rua Camilo Torres, Rua Milton Santos e etc (nomes eloquentes escolhidos pelo povo dandarense). Na comunidade Dandara já há Centro comunitário, Igreja Ecumênica de Dandara (em construção), preservação das áreas ambientais, centenas de hortas nos quintais, Grupo MOVA (de alfabetização), Coletivo de Saúde, grande Rede de Apoio externo, expressivo apoio internacional, 9 grandes grupos organizados (mais de 100 famílias em cada grupo) que se reúnem semanalmente, Coordenação Geral, Assembleia Geral toda quarta-feira, às 20:00h, Jornal Dandara (semanal) já no número 14, parceria com vários colégios e várias universidades, acompanhamento permanente das Brigadas Populares e de membros da Rede de Apoio e Solidariedade.

Conclamamos o apoio dos movimentos populares, dos sindicatos, movimento estudantil e das pessoas de boa vontade - estudantes, professores, seminaristas, freiras, freis, padres, pastores, pessoas religiosas, ateus ...

Venham marchar conosco na madrugada e manhã do dia 5 de julho, terça-feira. Quem não puder marchar conosco, se puder e quiser colaborar entre em contato com as lideranças, abaixo descritas.

Temos muitas necessidades, tais como: dinheiro para comprar alimentação, pagar ônibus para voltar do centro para Dandara, água para ser servida durante a caminhada, comprar tecido para faixas, confeccionar faixas e etc.

Contatos para maiores informações:

Maria Rosário (advogada), cel.: (31) 9241 9092 (TIM)– rosariofi2000@yahoo.com.br
Wagna (da coordenação de Dandara), cel.: (31) 8697 6216 (oi)
Rogério (da coordenação de Dandara), cel.: (31)9233 7462 (TIM)
Rafael (das Brigadas Populares), cel.: (31) 8812 0110
Rosa (da coordenação de Dandara), cel.: 9287 1531 (TIM)
Joviano Mayer (das Brigadas Populares), cel.: (31) 8815 4120 (oi)
Frei Gilvander, cel.: (31) 9296 3040 (tim) – gilvander@igrejadocarmo.com.br


Para conhecer melhor a Ocupação Dandara venha nos visitar. Sugerimos também consultar o que está em www.ocupacaodandara.blogspot.com.

Assinam,
Coordenação da Comunidade Dandara,
Brigadas Populares e
Rede de Apoio Solidariedade.
.

Comentários