O presidente e os blogueiros

O eventou causou furor na grande mídia. O Globo que o diga (clique para ampliar)


Por Cléber Sérgio de Seixas

Ontem foi um dia histórico para a blogosfera independente - ou seja, para aquele conjunto de blogs que não está alinhado à grande mídia e se posiciona em contraponto a ela - porque, pela primeira vez na história desse país, um presidente da República concedeu entrevista exclusiva a blogueiros. Outro aspecto que demonstra a importância do evento é o fato de a blogosfera independente ter adquirido tamanha relevância enquanto alternativa à grande mídia e já não poder ser mais ser ignorada por esta, nem tampouco pelos governantes.

O critério de escolha dos blogueiros entrevistadores ficou por conta da comissão que organizou 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, outro marco para a blogosfera independente, que ocorreu de 20 a 22 de agosto último em São Paulo. Entrevistaram o presidente Lula os seguintes blogueiros: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), William Barros (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).

O clima de descontração que imperou durante as quase duas horas da entrevista não impediu que perguntas incisivas fossem feitas ao presidente, como, por exemplo, a respeito da manutenção do fator previdenciário em seu governo e sobre o famigerado PNDH 3. Assim sendo, a qualificação de “entrevista chapa-branca”, que provavelmente será aventada pela mídia hegemônica nos próximos dias, não terá fundamentos.

Um dos pontos altos da entrevista foi quando o presidente afirmou que ao “desencarnar” da presidência vai se tornar twiteiro, blogueiro e outras coisas que não havia sido. Esta afirmação do presidente, que para nós blogueiros independentes é auspiciosa, para a grande mídia golpista é um mau augúrio.

Pelo visto, a coletiva causou furor em alguns veículos de comunicação. O jornal O Globo, por exemplo, se apressou em qualificar o evento como um encontro de amigos. Se o “eminente” O Globo fez tanta questão de desancar o encontro, algo sinaliza que a blogosfera já marcou sua presença e está incomodando a imprensa hegemônica.

Reproduzo abaixo o vídeo da entrevista histórica na íntegra.


Comentários

Anônimo disse…
O PiG soltou fogo pelo nariz por causa dessa entrevista. Parabéns blogs progressistas!