Última bala de prata?

Por Cléber Sérgio de Seixas

Segundo a renomada filósofa Marilena Chauí (clique aqui para ler), há rumores de que no dia 29/10, durante um comício de Serra em São Paulo, alguns militantes do PSDB se farão de militantes petistas (com camisa do PT e toda a indumentária) e simularão um confronto no centro da cidade. Toda a grande imprensa golpista já estaria sabendo disso e se prepararia para gravar as imagens da suposta violência e publicá-las na forma matérias cujo intuito seria denegrir a imagem do PT e, por extensão, da candidatura de Dilma Rousseff. As imagens de suposta violência petista contra os tucanos seriam usadas à exaustão na sexta-feira, no sábado e no domingo de forma a solidificar a idéia que a mídia já está trabalhando no imaginário do eleitor sobre o PT desde o incidente da bolinha de papel, ou bolinhagate, como queiram. Não haveria tempo hábil nem para o PT nem para Dilma se explicarem porque a partir de sexta-feira não haverá programa eleitoral. Em tal situação, a grande mídia estaria sozinha tecendo suas conjeturas.



Pode parecer teoria conspiratória, mas, lembrem-se: já aconteceu outras vezes, como em 1989 no seqüestro do empresário Abílio Diniz, dono do grupo Pão de Açúcar, quando o fato de os sequestradores estarem utilizarando camisas do PT foi explorado pela grande mídia contra Lula. O esclarecimento só veio depois, quando Collor já havia vencido Lula nas eleições presidenciais.

Como temos visto, a mídia está descaradamente ao lado de Serra e já não faz nenhum esforço para esconder isso, como comprovam matérias recentes. Lembrem-se também que por detrás de polêmicas sobre coisas menores como aborto, corrupções aqui e acolá - comuns a todos os governos brasileiros, diga-se de passagem - estão interesses em coisas muito maiores, tais como a entrega do Pré-Sal a preço de banana para o capital estrangeiro e a dilapidação das políticas sociais do governo Lula em nome de um neoliberalismo já moribundo no mundo capitalista.

Não pensem que o impacto de tais imagens não teria o poder de decidir uma eleição presidencial. Em outros lances da História imagens se mostraram decisivas, como recentemente demonstrou a vitória de Sílvio Berlusconi na Itália após este ter sido agredido por um homem com distúrbios mentais.

Peço encarecidamente a todos quantos lerem este post que espalhem-no, pois eleição não se ganha com mentiras e armações. Agindo assim, acredito que estaremos desarticulando um suposto golpe partidário-midiático e contribuindo com a democracia.

Comentários