Fotos e Fatos - A controversa pacificação das favelas



Por Cléber Sérgio de Seixas

As favelas do Rio de Janeiro ficam muito próximas dos bairros ricos. Apesar disso, há décadas têm sido deixadas à margem das políticas públicas. A ausência estatal deixou espaço para serem “governadas” por traficantes e milícias. Com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, as autoridades têm feito um esforço concentrado para pacificar as favelas. 

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) foram criadas em 2009 para isso. O processo é feito em dois tempos. Numa primeira etapa, tropas de elite atacam a favela e estabelecem uma presença policial permanente. À implantação da UPP segue-se a melhoria da rede de serviços e infra-estrutura, como educação e fornecimento de eletricidade.

No entanto, o sucesso das UPP é parcial. Alguns críticos afirmam que elas têm sido implantadas apenas em favelas próximas de áreas ricas, que o acompanhamento social não tem sido eficaz, e que um verdadeiro combate dos problemas em favelas precisa de uma abordagem mais ampla para a redução da pobreza. Recentemente, o Brasil e o mundo ficaram chocados com o desaparecimento do pedreiro Amarildo, supostamente torturado e morto por policiais da UPP da Rocinha.

A foto, intitulada “Favela pacificada”, é de autoria do fotógrafo belga Frederik Buyckx, e foi tirada em uma favela carioca no dia 25 de maio de 2012.

Comentários