Promiscuidade federativa


Por Jeferson Malaguti Soares*

Vivencia-se hoje no Brasil uma relação de absoluta promiscuidade entre os três poderes da República. É uma verdadeira prostituição na liturgia dos cargos. Compra-se tudo. Vende-se tudo. Troca-se tudo. Existem os juízes formados para tal e os juízes que se vendem para tantos. Advogados não se pejam mais como dantes. Defendem qualquer causa, em qualquer situação. Mentem desbragadamente. O que lhes importa é o capital que vão auferir.

É como se a justiça brasileira não estivesse vendada, mas à venda. Ou melhor, nossa justiça não está vendada, está vendida. Não mais usa venda, para melhor enxergar a quem deve proteger e a quem punir. Sua balança tem apenas um prato, que pende sempre em desfavor do mais fraco, e sua espada tem gume apenas de um lado, para golpear miseráveis e desprotegidos. 

Há um conluio descarado hoje no Brasil entre os três poderes republicanos. É a federação da ilicitude. A confederação nacional da prática libidinosa entre aqueles que deveriam atuar de forma independente, separada, harmônica e honesta. Hoje, depois do golpe aplicado contra uma presidenta legitimamente eleita e de reputação ilibada, os três poderes da República Federativa do Brasil compactuaram-se no sentido de construir um prostíbulo onde tudo pode, tudo se permite. 

O patrimônio nacional está à venda. Às favas a honra, a dignidade, a ética e os escrúpulos. A promiscuidade avança também entre os poderes e a mídia, a burguesia, os ricos, os banqueiros e os industriais, numa mixórdia que só favorece os mais abastados. 

No conceito da prática do meretrício tradicional, tida como a profissão mais antiga e mais honesta da humanidade, tudo que era antecipadamente combinado era cumprido, e assim permanece até hoje. Nesse novo conceito de prostituição criado pelo poder dominante no Brasil, nada se combina, pois nada será cumprido. É cada um por si e, sabe-se já, nenhum por todos. 

Estou com Caetano Veloso: “enquanto os homens exercem seus podres poderes...”


* Jeferson Malaguti Soares é administrador, consultor de empresas, Secretário de Formação do PCdoB Ribeirão das Neves e colaborador deste blog.

Comentários