O mundo do pós-Apocalipse


Por Cléber Sérgio de Seixas

O Armagedom não se deu em dezembro passado e estamos agora no pós-pseudo-fim do mundo. Melhor que fazer previsões messiânicas é debruçar-se sobre o presente, analisá-lo e buscar nele os indícios do que poderia ocorrer no futuro.

É o que fazem Tariq Ali e Noam Chomsky nessa entrevista que dão ao programa O Mundo Amanhã, apresentado pelo jornalista e ciberativista Julian Assange. Fundador do Wikileaks, Assange auto-exilou-se na embaixada equatoriana em Londres após ter sido condenado por um suposto abuso sexual e ameaçado de ser extraditado para os EUA, onde seria submetido a prisão perpétua por suas atividades à frente do Wikileaks.

Chomsky é filósofo, linguista, professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e  um dos maiores críticos da política externa estadunidense.

Tariq Ali é um escritor e ativista paquistanês que faz críticas severas ao neoliberalismo e à política expansionista norte-americana. Foi um dos signatários do Manifesto de Porto Alegre, documento aprovado durante o Fórum Social Mundial de 2005 realizado na capital gaúcha. 


Comentários