A uma jovem prefeita

 Este blogueiro (à esquerda, pra variar) e a prefeita eleita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa em evento organizado pela Rede Nós Amamos Neves


Por Cléber Sérgio de Seixas *

"Deixem-me dizer que creio firmemente que a única coisa que devemos temer é ao próprio medo".
 Franklin Delano Roosevelt


Há uma história apócrifa sobre o presidente estadunidense Franklin D. Roosevelt que diz que quando era visitado por representantes de movimentos sociais ou sindicatos - que lhe procuravam para propor a incorporação de alguma política de cunho progressista no New Deal -, ele os recebia, ouvia o que diziam e finalmente respondia: "Agora vão lá para fora e obriguem-me a fazê-lo". Roosevelt, o trigésimo segundo presidente norte-americano, fora o responsável pela recuperação dos Estados Unidos dos efeitos da crise econômica de 1929. Ainda hoje é tido como um dos maiores presidentes daquele país.

Acredito que o exemplo do falecido presidente estadunidense possa servir de norte ao governo da prefeita eleita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa (PT), no que tange à governabilidade e à aprovação de medidas que façam desse sofrido município um lugar melhor para se viver.

Desde tempos imemoriais, grassam em Ribeirão das Neves o compadrio, o nepotismo e a manutenção de currais eleitorais capitaneados por “coronéis” sempre dispostos a transformar o público em privado, não sendo raros os casos de voto de cabresto. Foram muitos os que sobejamente se fartaram às custas do erário público, mas foram e têm sido poucos os punidos por enriquecer às custas da miséria e sofrimento do povo nevense. A corrupção e a improbidade no trato da coisa pública (res publica) constituem alguns dos motivos de Ribeirão das Neves ser a cidade com o mais baixo IDH dentre as da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e uma das mais pobres de Minas Gerais.


Sempre que algum indivíduo residente em Ribeirão das Neves, mas oriundo de outra cidade, se candidatava à prefeitura, tornava-se alvo de uma sistemática campanha de difamação protagonizada pelos auto denominados “filhos da terra”. Para ilustrar esse fenômeno, devemos remontar ao início da década passada. Durante a campanha eleitoral de 2000 os principais candidatos eram Dirceu Pereira e Aílton de Oliveira.  Certa vez, o vice de Aílton, Dorival de Souza Rocha, popularmente conhecido como Neném de Quinzinho, bradou efusivamente do alto de um carro de som durante um comício, dizendo que Neves deveria ficar atenta aos forasteiros que desembarcavam na cidade. Referia-se, logicamente, ao jornalista e radialista que com Aílton polarizava aquele pleito. Naquelas eleições, porém, Dirceu sairia vitorioso.

Esse exemplo ilustra com certa eloqüência a mentalidade de alguns nevenses desavisados do processo sócio-histórico que culminou na Ribeirão das Neves como a conhecemos hoje. Longe de querer esgotar o assunto, Neves é o município da RMBH que mais cresceu em habitantes nas últimas três décadas. Muitos acadêmicos estudaram o boom populacional da cidade, bem como as consequências deste sobre a qualidade de vida do povo que nela reside. Chegaram a conclusões diversas, mas concordaram que o crescimento demográfico do município e, por conseguinte, sua desordenada ocupação, derivam diretamente da dificuldade de aquisição de imóveis em outras cidades da região, sobretudo Belo Horizonte. Ribeirão das Neves é, portanto, uma cidade cuja maioria populacional proveio de outros municípios.

Tendo isso em vista, imbuir-se de um sentimento hostil para com candidatos a cargos públicos oriundos de outras cidades, mesmo que há algum tempo residentes no município, é, no mínimo, falta de informação. A propósito, em 2009, o patrício e ex-prefeito de Ribeirão das Neves, Aílton de Oliveira, foi condenado a devolver 21 milhões de reais aos cofres públicos por irregularidades em seu governo.

Daniela iniciou sua trajetória político-eleitoral vista como uma outsider. Pesquisa do Instituto Datatempo/CP2, publicada pelo jornal OTempo em 08 de abril de 2012, mostrava a petista com apenas 1,1% das intenções de voto, bem atrás da favorita àquela altura, a tucana Gláucia Brandão, cujas intenções de voto chegavam a 40,1%.

Sabedora da sua pouca notoriedade, Daniela iniciou sua campanha com os pés no chão, literal e figurativamente. Desceu do salto e caminhou por todos os cantos da cidade, sujou os pés em ruas ainda sem pavimentação, desafiou obstáculos típicos de uma cidade carente de infraestrutura básica, dialogou com lideranças sociais, enfrentou intempéries climáticas e políticas para fazer-se conhecida. O argumento de seu pouco tempo de residência na cidade foi intensivamente utilizado por seus concorrentes, bem como sua falta de experiência política. Com paciência e elegância, soube contornar a vileza de alguns adversários políticos, sobretudo quando estes depredavam seu material de campanha, lançavam-lhe impropérios de toda sorte e até mesmo ameaçavam sua integridade física e a de seus correligionários, como ocorreu durante o primeiro debate público de candidatos a prefeito promovido pelo Sind-Saúde local no dia 23 de agosto de 2012.

O profeta bíblico Zacarias alertou quanto ao desprezo do dia dos humildes começos (Zacarias 4:10). Portanto, ninguém despreze quem inicia sua trajetória de forma humilde. A candidata do PT venceu o pleito com 57,31% dos votos contra 37,94% dos votos dados a Gláucia Brandão. A campanha de Daniela Corrêa logrou êxito em granjear as esperanças do sofrido povo nevense. No fim, a esperança venceu o medo.

Daniela sempre frisou que sua gestão seria marcada pela participação popular. Em seu discurso de posse afirmou: “Este caminho eu não posso trilhar sozinha. Conto com a participação de todos os conselhos instituídos e de todos os movimentos populares de Ribeirão das Neves. [...] A ação integrada de todos os setores da Prefeitura e a participação da sociedade é o caminho para a redução dos erros de nosso mandato.”

Ela está correta, tal como estava Franklin Roosevelt, um dos mais saudosos presidentes norte-americanos, cujo nome está gravado de forma indelével na história dos EUA e no coração dos estadunidenses. Oxalá Ribeirão das Neves se lembre de Daniela por muito tempo!

A prefeita acena positivamente para a sinergia entre governo e sociedade em sua gestão. Seu discurso insta os movimentos populares, os sindicatos, os conselhos, as associações, enfim, toda a sociedade civil organizada a participar, na qualidade de parceira, da construção de uma Ribeirão das Neves melhor para todos.

Daniela parece estar dizendo ao povo de Ribeirão das Neves: “obriguem-me a fazê-lo; obriguem-me a mudar a cara de Ribeirão das Neves; obriguem-me a mudar o paradigma da cidade...”.

Resta, portanto, aos nevenses o aprimoramento de sua cidadania e a convicção de que sem participação popular dificilmente um(a) prefeito(a) alcançará as metas propostas em seu plano de governo.

Boa sorte ao povo de Ribeirão das Neves! Boa sorte a Daniela Corrêa!


* Cléber Sérgio de Seixas é estudante de Serviço Social, ativista de movimentos sociais, Secretário de Formação e Propaganda no diretório municipal do PCdoB em Ribeirão das Neves e blogueiro no tempo que resta.

Comentários

Unknown disse…
Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré (1968)
http://www.youtube.com/watch?v=A_2Gtz-zAzM
Bob Maely (tribute portugues) http://www.youtube.com/watch?v=9DOgpT03rQA
Globo
O Jornalismo Hipócrita da TV Rede Globo e da Mídia Nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=7W4pJMztejI
Cidadão Kane
http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA
Greves; ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐┌∩┐(◣_◢)┌∩┐┌∩┐(◣_◢)┌∩┐┌∩┐(◣_◢)┌∩┐
Prefessores : http://www.youtube.com/watch?v=-sGQD-aqfwQ
Policia Militar: http://www.youtube.com/watch?v=Z9cDzhUP8WY
Policia Civil: http://www.youtube.com/watch?v=0x_CeS8AAX4
Policia Federal: http://www.youtube.com/watch?v=t8i0glyhFz0
Bombeiras: http://www.youtube.com/watch?v=ZGPo6KGZYfw
Transporte: http://www.youtube.com/watch?v=qd7pbXzUJ_c
Saúde: http://www.youtube.com/watch?v=J48MUM7swZc
Preconceito; »-(¯'v'¯)-»»-(¯'v'¯)-»»-(¯'v'¯)-»»-(¯'v'¯)-»»-(¯'v'¯)-»
Marcha das vadias: http://www.youtube.com/watch?v=e6CBqYxFcF4
L.G.B.T.: http://www.youtube.com/watch?v=e6CBqYxFcF4
Racismo: http://www.youtube.com/watch?v=vqZIriXBeEw
Constituição: http://www.youtube.com/watch?v=pPKISi100To
Salário Mínimo: http://www.youtube.com/watch?v=7sqQSgOmwAk
Droga: http://www.youtube.com/watch?v=7sqQSgOmwAk
Marcha da Maconha: http://www.youtube.com/watch?v=ipGNa0m_ZJM
Nudismo: http://www.youtube.com/watch?v=v0p1-ucEyis
Green piece: http://www.youtube.com/watch?v=Ke6aBV4kbNU
Musica
Rock;
Legião Urbana: http://www.youtube.com/watch?v=D8GtYEcprP4
Raul Seixas http://www.youtube.com/watch?v=sNQuN6xgBNo
Cazuza http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo
Pitty http://www.youtube.com/watch?v=DP3j6hgS4VY
Bicini Cavadão: http://www.youtube.com/watch?v=aLp9HKDHIFg
Titãs http://www.youtube.com/watch?v=LpYj_sI79v8
Regg;
Natirutis http://www.youtube.com/watch?v=9QHBqs4q9s4
Armandinho http://www.youtube.com/watch?v=qM7iaV2PiEk
Bob Maely (tribute portugues) http://www.youtube.com/watch?v=9DOgpT03rQA
Tribo de Jah http://www.youtube.com/watch?v=5kGC7M-pnoU
Repp;
Racionais http://www.youtube.com/watch?v=7Kni_KvBhMI
Face da Morte http://www.youtube.com/watch?v=nKYDUwa5IzE
Planet Remp https://www.youtube.com/watch?v=JD0FidNLI6g
Gabriel Pensador https://www.youtube.com/watch?v=dpUp-iVSNXA
Governo;
Se o governo representa o povo! Porque ganha mais e não é pobre?
Se o povo escolhe um representante para manifestar sua vontade, o político esta representando a vontade própria. O povo agora terá vontade própria representada, a político deve vir do respeito ao semelhante e suas decisões, tudo que não agrida ao próximo não é crime, desde que a sociedade seja igualitária, criar o caos é ter policia atacando quem deveria estar defendendo, religiões manifestando preconceito sem punição, roubar de pobre é não ter e de rico é egoísmo, rouba muito e rouba pouco, não tem diferença? O QUE FAZ O BRASIL UMA MERDA, ENTÃO!!!!ROBA MUITO e na cadeia tem quem rouba pouco, ele rouba pouco porque tem gente roubando o que é dele!