A mídia escrachada

Por Jeferson Malaguti Soares *

Ética é um conjunto de valores que nos ensina ou nos força a ter limites. Então, qual é o conceito de ética para a mídia golpista brasileira, que insiste em não ter limites quando a finalidade é expor à execração pública os governos populares de Lula e Dilma? Ao publicar mentiras e criar factóides todos os dias buscando derrubar um governo legitimamente eleito pelo povo, onde está sua ética?

Democracia não é apenas permitir eleições.  É, principalmente, permitir que o povo conquiste sua liberdade. Aqui em nosso país os jornalistas têm absoluta e total liberdade. Liberdade para mentir, inventar e urdir golpes. É livre a imprensa para, inclusive, tentar derrubar a democracia, que é o que exatamente parece querer.

A experiência dramática de 21 anos de ditadura militar mostrou mais do que nunca como a liberdade de imprensa não pode ser atacada sem grave risco para a estabilidade das instituições democráticas. Essa importante conquista da mídia deve ter apenas como limite a responsabilidade profissional do jornalista, definida em lei e democraticamente votada pelo Congresso. Mas os jornalistas brasileiros estão imunes, apesar de suas atitudes delituosas, pois não há leis que os regulem. E quando as encontram no Congresso nacional, parlamentares de moral diminuta aderem ao espírito corporativo e criminoso de nossa mídia, ensejando benesses escusas no futuro...
É motivo de grande inquietação para nós que prezamos os valores tradicionais da democracia, conseguida depois de grandes batalhas e de vidas ceifadas de bravos heróis, presenciar diariamente atitudes rasteiras da imprensa nacional, torcendo pelo o quanto pior melhor.

Nossa mídia insiste em estreitos hábitos coloniais que perduram entre os burgueses até hoje. Para ela o que vale a pena é somente o que vem de fora. Coloca máscaras para se igualar, acobertando a hipocrisia e protegendo pessoas cujo único interesse é amealhar riquezas.

Nunca antes no Brasil levou-se tão a serio os problemas fundamentais do povo. Havia, é verdade, muitas iniciativas particulares e oficiais, porém desordenadas, deficientes, sem qualquer planificação e com poucos resultados palpáveis. O nosso atraso em tudo que se relacionava à proteção das crianças, por exemplo, colocava-nos a esse respeito no nível dos povos menos cultos da humanidade. Existia no Brasil um problema relacionado às famílias que governos anteriores não quiseram enfrentar por covardia moral. Até que os governos populares de Lula e Dilma se incumbiram de tomar as rédeas e facilitar a todos a busca da cidadania, do orgulho próprio e da liberdade. Os supracitados governos procuraram e procuram defender os menos favorecidos, vítimas até então de constantes abusos e violência dos todo poderosos homens do dinheiro fácil. Governos que criaram uma política de Estado de preservação da dignidade dos rejeitados diante da exploração da classe mais favorecida. Isso, sem tirar um centavo dos ricos, pelo contrário, criando meios para que estes enriqueçam cada dia mais.

O problema da burguesia e da mídia patronal é que vivem de frente para as belas paisagens e de costas para as favelas e aglomerados onde se amontoam pessoas mais necessitadas. Necessitadas não só de bens materiais, mas, igualmente, de atenção, carinho e consideração do Estado. A burguesia e sua fiel escudeira, a dita grande mídia, querem continuar reinando sem o perigo iminente de aproximação dos famélicos. Mesmo que não estejam dividindo valores materiais, incomoda-lhes dividir espaço em supermercados, shopping centers, viagens aéreas, faculdades, carros nas vias públicas etc. Afinal, estão tendo que conviver com as criaturas que mais lhes causam repugnância: os pobres e, por extensão, os pretos.

Honestidade é um artigo muito caro, por isto não a espere de pessoas baratas que estão à frente da mídia brasileira. Essa mídia é escrachada e, no sentido lato do termo, injuriosa, pervertida, depravada, destrutiva e mendaz.


* Jeferson Malaguti Soares é Secretário de Comunicação no Comitê Municipal do PCdoB/Ribeirão das Neves e colaborador deste blog.

Comentários