Em BH somos todos Pinheirinho!


Por Cléber Sérgio de Seixas

No dia 22 de janeiro último, um efetivo de aproximadamente 2 mil soldados foi encarregado de desocupar um terreno sob as ordens do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, do Tribunal de Justiça do Estado e do Ministério Público Estadual. A propriedade fica em São José dos Campos, está em nome da empresa Selecta, deve mais de 15 milhões em impostos para o município e faz parte da massa falida do especulador Naji Nahas. Na desastrada operação de reintegração de posse, marcada pela violência e por abusos perpetrados pelos agentes envolvidos, não foram poucos os moradores que foram removidos de suas casas sem ao menos terem tempo de retirar seus pertences; não foram poucas as residências que foram destruidas com quase tudo dentro.

Nenhuma casa ficou de pé no Pinheirinho, e cerca de 6 mil famílias permanecem amontoadas de forma subumana em abrigos que não oferecem condições mínimas de dignidade. Ao mesmo tempo, a grande mídia – que se faz pequena pela cobertura tendenciosa, mentirosa e partidarizada que pratica – trata de demonizar os flagelados e justificar a postura das autoridades paulistas.

Vários atos de solidariedade aos desabrigados do Pinheirinho marcaram a semana. Houve manifestações em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Teresina.

Ontem ocorreu mais um ato em repúdio ao que alguns já chamam de “Massacre de Pinheirinho”. Na ocasião, a Praça Sete, centro nervoso de Belo Horizonte, foi tomada por manifestantes que protestavam contra a postura do governo paulista com respeito à comunidade do Pinheirinho, bem como a política do governador de Minas, Antônio Anastasia. Depois da concentração na Praça Sete, os manifestantes seguiram em caminhada rumo à Prefeitura.

Participaram do evento manifestantes das Brigadas Populares, da Rede Nós Amamos Neves (Ribeirão das Neves), da ANEL, do SINDIREDE-BH, da CSP-Conlutas, além de moradores da comunidade Dandara e militantes de partidos como PSTU, PSOL, PT e PCdoB.

Neste post publico algumas fotos tiradas no evento e um vídeo com imagens da manifestação.




.

Comentários