Diretas Já?


Por Jeferson Malaguti Soares *

Muita gente gritando nas manifestações que querem Diretas Já. Sabem que tipo de diretas este sendo pleiteada? Seria para todos os cargos eletivos? Dissolvem-se todos os parlamentos, municipais, estaduais e federais? Retiram-se dos cargos todos os prefeitos, governadores e seus vices? Vota-se então numa grande eleição nacional para todos os cargos vagos, para um período novo de 4 ou 5 anos? É isso? Ou a eleição seria apenas para presidente e vice? Os novos eleitos teriam mandato de quantos anos? Poderiam concorrer à reeleição? Ou apenas seriam eleitos para cumprir o resto do mandato que foi surrupiado criminosamente de Dilma Rousseff? 

Se for assim, quem, em sã consciência, se candidataria para tapar esse buraco? Acredito que nenhuma figura pública de expressão nacional o faria. Ciro, Lula? Não se arriscariam. As portas estariam abertas para espertalhões como Bolsonaro, Dória, Huck, Cesar Maia e até mesmo Cristovão Buarque.

Se nada está definido, para que Diretas Já? Não seria muito mais prudente e lógico que o STF cumprisse sua obrigação, de existir para proteger a Constituição Federal, e cancelasse o golpe burguês-midiático-parlamentar desferido contra uma presidenta eleita rigorosamente dentro da lei e a devolvesse ao cargo que lhe é de direito, ainda mais se considerando que hoje é público e notório que o golpe existiu e que quem se beneficiou dele foi a quadrilha que ocupa os gabinetes do poder? 

Considerando também que aquele que acendeu o estopim dessa jogada infame que nos envergonha no planeta, teria cometido crimes de corrupção, tráfico de drogas e assassinatos? Falo do senador da República por Minas Gerais Aécio Neves da Cunha. Falo também de mais de 300 deputados federais e mais de 60 senadores envolvidos em corrupção e que participaram desse golpe. Não seria hora, senhores e senhoras juízes do Supremo Tribunal Federal, de mostrarem ao país a que vieram?

* Jeferson Malaguti Soares é administrador, consultor de empresas, Secretário de Formação do PCdoB Ribeirão das Neves e colaborador deste blog.



Comentários