Chávez segundo o Jornal da Record

Cléber Sérgio de Seixas

Os governos populares da América Latina perderam hoje um importante personagem. Faleceu Hugo Rafael Chávez Frías, presidente da Venezuela. 

Hugo Chávez era um político controverso, às vezes populista, às vezes popular, amado por muitos, odiado por alguns, sempre foi alvo da ira da burguesia venezuelana, a mesma que tentou apeá-lo do poder em 2002 sob as bênçãos de Washington.

Não se pode, no entanto, retirar de Chávez os méritos da inclusão social promovida por seus 14 anos no poder e sua coragem ao enfrentar as forças imperialistas mais poderosas da História, que ainda cobram lugar na geopolítica ao sul do Rio Bravo.

Num futuro próximo, muitos historiadores e analistas políticos analisarão o legado de Chávez para a política latino-americana. Por hora, ficaremos com os editoriais hidrófobos da direita nativa e de alhures que tratarão de retratá-lo como um demônio, tal como fizeram e fazem com todos os ícones caros à esquerda.

O Jornal da Record fez hoje um importante relato da Era Chávez que é importante assistir por sua abordagem equilibrada e despida de preconceitos.

Abaixo o vídeo.




Comentários