Será Deus homofóbico?

Por Maria Berenice Dias *

Recente pesquisa do Ibope revelou que mais da metade dos entrevistados se manifestaram contrários ao direito de homossexuais constituírem uma família. Não foi revelada – e por certo não foi questionada – a orientação sexual dos pesquisados. Mas caberia. Aliás, a pesquisa, para ter maior legitimidade, deveria ser feita somente entre a população LGBT. Afinal, é a ela que diz respeito.

Qual a justificativa para perguntar a alguém qual o direito do outro? Quem poderia falar, com mais propriedade, sobre o desejo de casar, de ser professor, médico ou policial? Um dado consolador é que os jovens, as pessoas com melhor nível de escolaridade e maior poder aquisitivo se mostraram mais tolerantes. Pelo jeito esse é o caminho. Educação. Só ela permite melhor renda e mais condições sociais.

Talvez o resultado mais surpreendente seja o quesito que identifica a religião dos pesquisados. Os mais intransigentes são os que se dizem evangélicos ou protestantes, seguidos pelos católicos e os adeptos de outras crenças e credos. De qualquer modo, das religiões que existem, não deve haver nenhuma que não pregue o amor ao próximo. As mais próximas, por terem sido trazidas com a colonização, acreditam em um Deus que veio à Terra encarnado na pessoa do próprio filho. Jesus Cristo desde menino exercitou a tolerância. Em nenhuma de suas pregações incitou o ódio ao semelhante ou negou a alguém o direito de subir ao reino do céu. Basta lembrar que impediu que Madalena fosse apedrejada, multiplicou pães para dar de comer a quem tinha fome e morreu na cruz para salvar toda a humanidade.

Assim, cabe questionar qual a justificativa de evangélicos, protestantes e católicos se posicionarem de modo tão assustadoramente preconceituoso contra quem tem orientação sexual diversa da maioria, mas não significa alguma ameaça nem causa mal a ninguém.

Afinal, o que querem lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis são os direitos mais elementares: direito à cidadania, à inclusão social. Direito de terem sua integridade física resguardada. Para isso é indispensável a garantia de acesso ao trabalho, para exercerem a profissão que lhes garantir a subsistência. Também precisam que lhes seja assegurado o direito de constituírem família, terem filhos. Enfim, eles, como todas as pessoas, querem somente o direito de ser felizes.

Mas o que se vê nos meios de comunicação, em face de chocante número de concessões a segmentos religiosos é a instigação sistemática e reiterada ao preconceito e à discriminação. As caminhadas e marchas que proliferam, em vez de pregarem o amor ao Deus que professam, nada mais fazem do que incitar o ódio a um determinado segmento da população.

A tudo isso a sociedade se mantém indiferente. Como o legislador se omite, vem o Judiciário fazendo justiça e o Executivo criando alguns mecanismos protetivos. Ainda assim, não há justificativa para tamanha rejeição. Não se atina a origem de tanta perseguição. Ao certo não pode ser a suposta incapacidade de procriar. Esse óbice, aliás, nem mais existe, quer com o advento de modernas técnicas de reprodução assistida, quer pela disposição dos casais homoafetivos de adotarem crianças cujos pais não souberem amar a ponto de protegê-las. Deste modo, cabe perguntar: quem disse aos pregadores, padres e pastores que é pecado amar o seu igual? Quem lhes outorgou a missão de banir a diversidade sexual da face da Terra? Será que Deus é homofóbico?


* Maria Berenice Dias é advogada

Fonte: Jornal Estado de Minas – 17 de agosto de 2011
.

Comentários

Anônimo disse…
Ele é sim, tão extremamente homofóbico, que criou pelo menos 500 espécies de animais que apresentam, na natureza, comportamento homossexual.

Diz o livro chamado Bíblia que "Deus criou os animais e viu que isso era bom".

Essa incoerência do tamanho de um iceberg os fundamentalistas religiosos fazem de conta que não enxergam, tentam varrê-la pra debaixo do tapete, sentar em cima dela, cruzar os braços, olhar para o teto e assobiar. Mas ela é grandinha.
Cristiano disse…
Leia a Bíblia, e de maneira imparcial, não da maneira que você quer "entender", você verá que as coisas são bem diferentes do que essa "advogada" diz e como os tais "lgbt" querem.
Que o Senhor tenha misericórdia da sua alma e de todos os giricos.
Anônimo disse…
A intolerância é o nascedouro de todos os tipos de violência. É uma atitude no mínimo covarde, alguém falar em nome de outro - abstrato ou concreto,para fomentar a agressão às pessoas. A Senhora Berenice, ao meu ver, se me permite, teceu um dos comentários mais lúcidos sobre Deus e homofobia. É uma pena que existam tão poucas Berenices.