Eleições

Por Jeferson Malaguti Soares *

As eleições do próximo ano não serão nada fáceis, principalmente para os partidos de esquerda. A mídia tem feito uma cobertura das mais hidrófobas dos "escândalos" nos transportes, da saída de Pallocci, do Ministro da Defesa, da pasta da Agricultura, na tentativa de manter viva a direita raivosa, neoliberal, travestida de "salvadora da pátria", de "mãe " da ética(sic) e da sobriedade, tal qual arvorado no periodo da ditadura.

Aliás, a midia nacional, se pudesse, reconduziria os militares ao poder. É patético ver a imprensa brasileira lutar por partidos e politicos que sequer têm um projeto para o país, têm apenas projetos pessoais. A direita, hoje representada pelo PSDB, PPS, DEM e parte do PMDB, continua rancorosa, autoritária e fundamentalista. Sua opção pelo neoliberalismo está na contramão da Historia recente, onde países como os EUA, Italia, Espanha, Grécia e Portugal amargam mais uma crise economico-financeira.

Nossa mídia, que está muito mais para Diogo Mainardi e Arnaldo Jabor do que para Mino Carta ou Mauro Santayana, pratica um jornalismo inculto, editorializando noticias, emitindo opiniões irresponsáveis, torcendo para o "quanto pior, melhor". Como a direita, sem projetos, nossa imprensa adota o discurso do ódio e do preconceito. Sectária e burguesa, repudia os avanços sociais dos ultimos anos.

Aqui em Minas, Anastasia vai se valer do mesmo recurso usado por Aécio nas eleições de 2010. Promessa de obras, inclusive começando algumas e depois as suspendendo, tão logo passem as eleições. Fora, claro, o apoio irrestrito de grande parte da mídia mineira, mendaz, aética, partidária, dependente das verbas do governo, tendenciosa, provinciana, burguesa e preconceituosa.

Como dizia Einstein, segundo Kaplan: "Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo".

PS.: Não se assuste se ficar provado que Nelson Jobim forçou sua saida do governo, a fim de ser candidato a prefeito de São Paulo ou de Porto Alegre, pelo PSDB. Quem viver verá.


* Jeferson Malaguti Soares é membro da Executiva do PCdoB em Ribeirão das Neves/MG.
.

Comentários