A sina do capitalismo


Por Jeferson Malaguti Soares *

Seria o capitalismo a única garantia de sobrevivência da democracia?  Já ficou provado que não. O capitalismo se alimenta de crises, das suas e da dos outros que ele fomenta. Além disto, o regime capitalista existe sobre dois pilares básicos: a propriedade privada e a proteção das riquezas. Isto é, o capitalismo, sustenta-se nas desigualdades sociais e na acumulação de riquezas. Dessa fórmula cruel se alimenta o imperialismo de estado, contra a democracia e os conceitos básicos de cidadania.

Cidadania e democracia são realidades que se completam. Exercer a cidadania plena é ter plenos direitos civis, políticos e sociais. Direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, participar dos destinos da sociedade, votar e ser votado, e participar da riqueza coletiva com direito à educação, ao trabalho ao salário justo à saude, a uma velhice digna.



As desigualdades sociais são o nascedouro de todos os abusos praticados em nome do capitalismo, pelo pretenso bem da democracia.Hoje, não interessa mais se o homem é honesto, mas sim se tem talento. São premiados os belos discursos, e nenhuma boa ação é tão reconhecida quanto.

Como escreveu Sartre, “compreender é modificar-se, ir além de si mesmo...” O capitalismo é urgente, não permite tempo para compreender-se, muito menos modicar-se.

Ao contrário do capitalismo, a realidade do marxismo tem o poder de transformar as pessoas, a sociedade, os conceitos de consumo, e de bem estar social. O capitalismo incentiva sub-homens a se tornarem conscientes de sua sub-humanidade. O capitalismo é avaro, na medida em que prega subliminarmente que o caminho mais eficaz de ter/possuir, é através da rapinagem. O socialismo prega trabalho, e que o trabalho pertence ao homem, bem como seus frutos. A doutrina marxista é invencível, pois é verdade pura. Não existe Estado socialista sem socialismo de Estado. Já o capitalismo não existiria não fosse o liberalismo libertino, que premia aqueles que têm e rejeita os que nada têm. O caminho do socialismo é premiar a todos pelo fruto do trabalho de cada um.

Aí está a sina do capitalismo: legitimar o socialismo.

* Jeferson Malaguti Soares é membro da Executiva do PCdoB em Ribeirão das Neves/MG e colaborador deste blog.

Comentários