Dica cultural - Liberdade de expressão versus liberdade de imprensa

Por Cléber Sérgio de Seixas

Nesses tempos em que os meios de comunicação de massa igualam liberdade de expressão com liberdade de imprensa - e não raro confundem liberdade de imprensa com "liberdade de empresa" - proponho a leitura do livro "Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa - Direito à Comunicação e Democracia", publicado pela Publisher e de autoria do professor, sociólogo e jornalista Venício A. de Lima, natural de Sabará/MG.

Enquanto a liberdade de expressão alude à liberdade individual e ao direito humano basilar à palavra, liberdade de imprensa, diferentemente, é a liberdade das empresas comerciais midiáticas de tornar público algum conteúdo que considerem jornalístico ou de entretenimento.

A confusão entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa é cevada pelos meios de comunicação hegemônicos e serve, por exemplo, para desencorajar a sociedade civil na busca pelo seu direito de ter parte no controle social dos meios de comunicação sob a forma de conselhos, tal como preconiza a Constituição Federal de 1988 e já é realidade em áreas como a Assistência Social e a Saúde. Estes são alguns dos assuntos abordados no livro.

Boa leitura!
.

Comentários